Iniciativa da Câmara dos Deputados oferece a professores, coordenadores e orientadores pedagógicos formação em educação para a democracia.
Educadores da rede pública de ensino de todo o país têm até a próxima segunda-feira, dia 22, para se inscreverem no Programa Missão Pedagógica no Parlamento, uma iniciativa da Câmara dos Deputados. O objetivo é oferecer a professores, coordenadores e orientadores pedagógicos formação em educação para a democracia. A coordenadora da 6ª edição do programa, Maíra Moura, ressalta a importância da iniciativa.
“A gente sabe que existe uma lacuna na formação política, na nossa formação cidadã. Existe um certo distanciamento da população e da sociedade em relação as instituições, em relação à política. Então, eu acho que as casas legislativas, atualmente, elas têm percebido a importância da sua função educativa. Então, é trabalhar essas questões de educação, de democracia, de cidadania, de política. É uma contribuição para que a sociedade esteja mais preparada para participar do processo democrático.”
Dentre os inscritos, serão sorteados 216 educadores, oito por estado e Distrito Federal, para participarem de um curso a distância. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, respeitando a regra de dois participantes por unidade da federação, serão, então, convocados para participarem do programa.
No primeiro módulo, os selecionados participarão de aulas e palestras sobre o papel do Legislativo, valores democráticos, cidadania, além de práticas pedagógicas para aperfeiçoar a didática de ensino em sala de aula. Esta etapa é presencial e o curso de formação acontecerá em Brasília.
Já a segunda parte do programa consiste em um módulo de aplicação à distância em que os educadores terão de elaborar projetos educacionais sobre valores democráticos e cidadania.
As despesas para participação no encontro em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados. O sorteio eletrônico da segunda etapa do processo seletivo será na quarta-feira, dia 24 de fevereiro.
